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29 de Março de 2020

Como elaborar uma monografia

COMO ELABORAR UMA MONOGRAFIA

Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas[1]

A monografia é um trabalho de investigação cientifica constituído por um conjunto de atividades integradas, com uma unidade metodológica, que visa alcançar determinados objetivos claramente definidos em relação ao tema escolhido pelo estudante.

Monografia sugere especificação, ou seja, é desejável abordar um problema específico. Para se fazer uma monografia, necessário será seguir normas ou padrões, que podem ser fornecidos pela Instituição solicitante e pelo Professor – Orientador do tema em foco.

1º momento: definir o que se vai estudar; - rever a literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão;

2º momento: Definido o tema, é necessário fazer um sumário provisório, dividindo a monografia em aproximadamente 3 capítulos.

3º momento: separar bibliografia e iniciar a leitura, fazendo um fichamento das matérias que serão utilizadas na trabalho. Nesse momento, recomendo que sejam digitadas as citações que embasarão o posicionamento adotado.

Pois bem.

Para iniciarmos o trabalho, temos que fazer alguns combinados com a nossa própria pessoa. É preciso ter disposição, entusiasmo, motivação para se fazer um bom trabalho científico, pois uma monografia exige pesquisa e investigação do interessado, no que se refere ao tema do qual o autor pretende tratar.

Ter disponibilidade para procurar fazer o melhor é uma atitude fundamental para aquele que pretende escrever uma boa monografia, separe uma parte do seu tempo para fazer a pesquisa e mãos à obra.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

Ao redigir o texto é recomendado:

  • É importante redigir com simplicidade, falar e escrever em linguagem direta e sem rodeios, resultando em uma exposição precisa, clara, objetiva, de fácil entendimento para todos.
  • Utilizar os verbos no impessoal (verifica-se, observa-se, etc.);
  • Inicie a escrita já considerando os padrões da ABNT;
  • A linguagem deve ser clara e expositiva, preferindo palavras simples, usando frases curtas;
  • No desenvolvimento do texto, devem ser abordadas as controvérsias relacionadas ao tema, não ignorando o posicionamento contrário ao defendido;
  • O autor da monografia deve se posicionar, demonstrando claramente a sua opinião.
  • É também importante escrever em português correto, na dúvida consulte o dicionário, e, quando possível solicitar a outra pessoa para fazer as revisões necessárias e comentar.
  • Ler e reler os parágrafos escritos, e, quando necessário, reescrevê-los;
  • Quando estiver cansado, faça alguma coisa que lhe dê prazer, e, logo... logo, as idéias retornaram a sua mente.
  • Releia aquele trecho que escreveu no dia anterior quando estava cansado (a), provavelmente, precisará de vários retoques;
  • Não utilize citações na introdução e na conclusão, tampouco termine tópicos com citações.

SUGIRO A SEGUINTE DIVISÃO DA MONOGRAFIA:

A introdução ou as considerações iniciais devem ser feitas ao final da monografia, nela constará um resumo de tudo o que será tratado nos capítulos do trabalho.

No primeiro capítulo, devem ser abordados os conceitos iniciais relacionados ao tema, bem como princípios e evolução histórica.

No segundo capítulo, aconselhável falar sobre os institutos afetos ao tema, elementos de direito comparado, realizando um desenvolvimento da matéria a ser tratada,

No terceiro capítulo, deve-se abordar o cerne da questão, realizando análise de jurisprudências, criticando-as, enfim, formando um embasamento teórico para franquear o seu posicionamento.

Na conclusão ou considerações finais, deve ser feita uma compilação do que foi tratado nos capítulos e, ao final, é aconselhável informar como o projeto de monografia contribuiu para a sua formação pessoal e profissional e como os conhecimentos adquiridos durante o curso facilitaram a elaboração da mesma.

Ao final posicione-se e boa sorte.

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA:

Em geral a estrutura deste projeto inicial de monografia compõe-se de:

Páginas pré-textuais:

  • Capa – Item Obrigatório
  • Folha de rosto - Item Obrigatório
  • Folha de aprovação - Item Obrigatório
  • Dedicatória – Item Opcional
  • Agradecimentos - Item Opcional
  • Epígrafe – Item Opcional
  • Resumo – Item Obrigatório
  • Sumário – Item Obrigatório
  • Lista de ilustrações – Item Opcional (somente se houver ilustrações em boa parte do trabalho)
  • Listas de abreviaturas e siglas – Item Opcional
  • Listas de notações – Item Opcional

Logo na seqüência desses itens, têm-se os elementos textuais:

  • Introdução – Item Obrigatório
  • Desenvolvimento – Item Obrigatório
  • Conclusão ou Considerações finais – Item Obrigatório (É necessário demonstrar que o trabalho de pesquisa chegou a algum lugar).

Também existem os elementos pós-textuais:

  • Referências bibliográficas – Item Obrigatório (as citações retiradas da internet também devem ser referenciadas seguindo a ABNT)
  • Obras consultadas – Item Opcional
  • Apêndices – Item Opcional
  • Anexos – Item Opcional (Acrescenta bastante a qualidade final do trabalho, mas utilize apenas que haja algo realmente relevante para anexar)
  • Glossário – Item Opcional (Trabalhos com termos técnicos como em áreas específicas como as Engenharias ficam mais fáceis de compreender com um bom glossário).

Todo o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser formatado dentro dos padrões do ABNT.

Veja as medidas padrão de formatação do TCC:

  • Margem superior: 3,0 cm
  • Margem inferior: 2,0 cm
  • Margem direita: 2,0 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Entre linhas, o espaço: 1,5 cm
  • Tipo: Times New Roman ou Arial
  • Fonte (tamanho): 12
  • Formato de papel: A4
  • Citações curtas: (até três linhas) inseridas no texto e entre aspas.
  • Citações longas (acima de quatro linhas): espaçamento 1 cm (recuada 4,0 cm justificado à direita, com a Fonte em tamanho10 – não tem aspas, nem itálico).
  • Sistema de citação da PUC Minas: (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p. )
  • Em caso de dúvidas consulte:
  • http://www.pucminas.br/documentos/orientacoes-abnt-apa-vancouver.pdf?PHPSESSID=00d6b7138b81bb8725fbf4dec4df6b74
  • As referências deverão ser alinhadas à esquerda e com espaçamento simples.

Estou por aqui.

Professora Cláudia

  1. Coordenadora do Curso de Direito da UNIESP. Professora de Direito da PUC MINAS, UNIESP e Polícia Militar. Doutora e Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tutora do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.. Servidora Pública Federal do TRT MG – Assistente do Desembargador Dr. Sércio da Silva Peçanha. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Especialista em Educação à distância pela PUC Minas. Especialista em Direito Público – Ciências Criminais pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Bacharel em Administração de Empresas e Direito pela Universidade FUMEC. Site: www.claudiamara.com.br. E-mail: [email protected].

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